terça-feira, julho 25, 2006

Tamera

Depois de um fim-de-semana entusiasmante em Tamera, sinto vontade de destacar alguns pontos das minhas leitura de Dieter Duhm e sua interligação com a dança da vida... através de algumas frases:

"A ideia básica da cura é decorrente do conceito de que todos os seres vivos estão interligados. Não existem estruturas isoladas. Há uma correlação entre todos os seres. Toda a existência é comunitária. Assim, a cura não consiste num processo isolado, mas em algo que se desenrola na sua relação com os outros. A cura duma pessoa processa-se na sua relação com o seu próximo, bem como com os animais, plantas, Natureza e criação."

Gostei desta ideia pois torna mais abrangente o conceito de Cura. A ideia de que a Cura se processa através da relação com o outro, com a Natureza e com todo o sistema vivo, cativa-me :-)
A Cura deixa de ser um processo isolado para se integrar num processo relacional mais amplo. Gostei :-)

E prosseguindo a viagem através dos textos de Dieter Duhm...

"O meio da cura mais profunda - biológica e espiritual - é a confiança. O holograma do medo tem que ser substituído, até ao âmago, pelo holograma da confiança. Quando este ponto de viragem tiver sido atingido, surgirá em todas as relações a nova informação, capaz de gerar o novo campo de forças."

E a seguir uma frase que adorei ler pois vai de encontro ao movimento integrador que a educação biocêntrica também propõe:

"O que é decisivo para o sucesso de projectos de paz, não são o tamanho e a sua força (em comparação com os aparelhos de força existentes), mas sim quão abrangentes e complexos eles são, quantos elementos da vida juntam e unem em si de boa forma. Na criação de campos de evolução não vale a 'lei do mais forte' mas sim o 'sucesso do mais abrangente'. Caso contrário nenhum novo desenvolvimento poderia ter-se imposto, pois todos eles começaram pequenos e de pouca aparência."

Senti empatia com esta noção sobre a abrangência dos processos. Quanto mais abrangentes, mais ricos, mais diversificados, mais integradores, mais expansivos... mais evolutivos se tornam.

"Se num organismo é inserida uma informação que seja suficientemente complexa, importante e compatível com o Todo, então esta informação tem um efeito em todas as células. Se uma informação que seja importante para uma convivência não-violenta de todos os seres for inserida no corpo de informações da Terra, então a camada mental/espiritual da Terra (a Noosfera) entra num 'estado estimulado'; a informação inserida tem, latentemente, um efeito sobre todos os seres. Se a informação for inserida em Biótopos de Cura realmente existentes, então surge um campo global que aumenta a probabilidade do surgimento de formas vitais parecidas em muitos sítios da Terra."

Faz-me lembrar aquela história de uma tribo de macacos que começam descobrindo uma nova técnica de alimentação (que bem poderia ser uma nova forma de estar e viver) na ilha onde habitam... e, depois, em outra ilha muy distante, uma raça semelhante de macacos começa evoluindo no mesmo sentido...

Noções bem giras e estimulantes ;-)
A ideia de que um pequeno sopro vital e rejuvenescedor da humanidade possa ter efeitos estimulantes sobre o Todo, é realmente entusiasmante :-)
Ora Viva :-)