segunda-feira, julho 17, 2006

Reflexões

Vitalidade

Vitalidade não significa euforia ou estado permanente de exaltação.
Significa saber pulsar na actividade e no repouso.
Significa prontidão e disponibilidade para actuar quando é necessário, mas também conhecer nossos próprios limites para nos auto-regularmos e sabermos abrandar após momentos de intensa actividade.

Sexualidade

A energia sexual pode ser um caminho, um motor de abertura do amor livre, da afectividade e da ternura.
O coração se enche e se ilumina.
Esse fluxo de energia sexual pelo organismo, como que o regenera e revitaliza.
E quanto maior a paixão, o sentimento, o fogo, maior a potência que esse energia transmite, actuando como desbloqueante.

Pulsação

Saber pulsar nos vários lados que a vida nos mostra.
Saber pulsar no apego, na paixão, no fogo sexual, no desejo... mas também saber pulsar na criação de novas oportunidades de vida, na atenção para com outros fócus de vida, especialmente quando a vida nos mostra que a paixão inicial não está tendo mais o "feedback" de outrora.
Por exemplo, face à indisponibilidade do outro para viver essa paixão, é salutar saber contornar a situação, erguer o peito, olhar em frente e buscar novas oportunidades de vida. A vida está repleta de oportunidades e de pessoas com quem podemos estar e disfrutar.

A Vida, toda ela, é feita de múltiplas pulsações... a noite, o dia... a lua cheia, a lua nova... o quarto crescente, o quarto minguante... as marés... os ciclos de nascimento e morte... a semeadura, a colheira... inspirar, expirar... a paixão desejosa por alguém, o amor indiferenciado... o estar mais junto, o estar mais longe... na vida tudo se move numa dinâmica, pulsando ora num estado, ora noutro... dificilmente algo consegue permanecer sempre num mesmo estado de forma saudável e nutritiva à Vida... a Vida se regenera através de uma Pulsação.

Clarificar

É muito salutar podermos conversar, expressar nossos sentimentos, entrar em intimidade com o outro, no sentido de clarificar o que podemos dar à relação e o que podemos receber da relação. Sabemos então muito clara e transparentemente com o que podemos contar. Gera-se a confiança e abrem-se as portas para uma entrega profunda.

Indisponibilidade

Amar é também saber respeitar e compreender a indisponibilidade do outro ou, dito de outra forma, saber aceitar aquilo que ele pode dar à relação. É saber dar tempo, dar espaço ao outro. Mas também saber expressar seu desejo e sentimentos por ele. Como que numa pulsação simultanemanente nutritiva para ambos: ora com mais espaço (ar), ora mais próximos (fogo).

B'jocas