sexta-feira, junho 23, 2006

Invasão do espaço alheio

A invasão do espaço alheio se faz quando nos intrometemos indevidamente (ou seja, sem nos ser dada permissão), directa ou indirectamente (por exemplo, opinando sobre determinado assunto mas com a intenção de alertar a outra pessoa para certo aspecto da sua vida), na vida pessoal de outra pessoa.

Sem nos ser dado esse consentimento expresso, sem haver receptividade, sem haver caminho aberto para passar essa informação, é como que se estivessemos a nos intrometer abusivamente onde não somos chamados, chegando ao ponto de quase tentativa de manipulação do outro.

Para evitar isso, é importante centrarmo-nos em nós próprios, no que sentimos, nas nossas experiências de vida, e expressarmo-nos nessa base.

E uma história contada por nós de forma entusiasmada e viva, ou alguma experiência de vida contada de forma emocionada, podem fazer ressonância na outra pessoa, a tal ponto dela se sentir confiante conosco, atraída por nós, e sentir o àvontade suficiente para entrar em intimidade conosco.

O fundamental aqui é elevar nossa consciência no sentido de auto-regular as tentativas de entrar abusivamente no espaço próprio do outro. Assim como também nos sabermos proteger no caso de outras pessoas o fazerem para conoscos... e podemos simplesmente dizer "Obrigado pela tua sugestão, mas em relação à minha vida pessoal eu cuido dela! Sugeria que te expressasses sobre ti próprio e com base no que sentes.".