quinta-feira, junho 22, 2006

Ligação à Natureza

Um coisa essencial que me faz reflectir é... porque chegou esta civilização a um paradigma de quase extinção? Em meados do século passado foi a 2ª guerra mundial que levou Rolando Toro e outros pessoas a repensarem o modelo civilizacional. Hoje em dia, a guerra se faz mais pela "calada", mas surge um novo desafio: o aquecimento global planetário, fruto dos maltratos do homem para com a terra. E isso me levanta a seguinte conclusão:
Para mim a cultura que o Homem montou leva à extinção porque simplesmente o Homem se dissociou da sua ligação à Natureza, com a vastidão de significados que tudo isso implica.O Homem na sua relação pura com a Natureza, vive em comunidade (pois isso é essencial à sua sobrevivência - só em grupo consegue produzir alimentos, pois sozinho é muito mais difícil), não precisa de tecnologia, se focaliza nas actividades "primárias" (agricultura e protecção). Se o Homem se enfocar em grupo apenas na colecta de alimentos e na protecção do clã (condições de calor no vestuário e na dormida), se reestabelece a ligação primordial do Homem com a Natureza. A questão é que retornar agora a este ponto é complicado, pois séculos de culturas civilizacionais dominados pelo dinheiro deixam marcas profundas. Eu próprio, me acomodei e adaptei a essa cultura. Fui educado nela, trabalho nela e vivo nela. Qualquer mudança me parece que se faz com muita progressividade. Mas actualmente sinto que pretendo refazer essa ligação com a Natureza de forma primordial (mas progressivamente e sem entrar em desharmonia comigo e com o meio).