terça-feira, janeiro 17, 2006

Sim, também!

Sim, está OK, tudo bem, é também uma perspectiva, é também um ponto de vista, é também uma outra forma de sentir e viver. Porquê negá-la? Porquê rejeitá-la? É como É. É o que É. Talvez não tenha muito a haver comigo, talvez não seja a minha forma de sentir, mas não deixa de ser válida por isso. Há outras pessoas que a sentem como válida para si. Há outras pessoas que a vivem plenamente. É por isso uma forma de estar no mundo com sentido para essas pessoas.

Com isto quero dizer que, em vez de perdermos o tempo a desvalorizar, a denegrir o caminho e escolhas dos outros, em vez de gastarmos nossa energia a julgar e a maldizer o que não gostamos, seria muito melhor empregue se nos enfocássemos numa atitude construtiva e positiva. Atitude essa que passa por afirmar o que pretendemos, o que desejamos, com o que sonhamos, e por ter acções coerentes com essas aspirações. É o nosso caminho que valorizamos, que expressamos, e não mais nos detemos em "birras" e "quesílias" em relação ao caminho dos outros. Os outros são o que são, fazem o que fazem e, cumpre-me a mim, manifestar a minha forma peculiar de ser e de estar no mundo.

E quando meus desejos e aspirações são opostos aos do outro com quem me relaciono, é hora de reflectir, de pensar em conjunto, de olhar mais profundamente para o que cada um sente e pensa e, a partir daí, construir pontes de diálogo e consenso.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Oi Pedro,
Para podermos "crescer" em Paz, este é o primeiro passo que devemos dar: Deixando que cada um siga o seu caminho, de acordo com a sua escolha e verdade, e nós busquemos o nosso caminho e nossa verdade (crença).
Para eu exigir do outro respeito pelo meu proceder, terei que em primeiro lugar, respeitar o dele.
Tudo temos que dar em primeiro lugar, pois só assim temos moral para exigir o mesmo do outro.
Quando todos entenderem esta simples verdade, os relacionamentos se farão com muito mais harmonia.
Um grande abraço deste amigo

6:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home