sexta-feira, janeiro 20, 2006

Acção biológica da Biodanza

"Um dos mecanismos de acção biológica da Biodanza consiste em activar por meio de vivências específicas a produção de hormónios, por exemplo sexuais, supra-renais, tireóideos, que agem como factores de estimulação da expressão genética.

Outro mecanismo de acção ligado ao precedente consiste em activar a secreção de determinados neurotransmissores que facilitam, por sua vez, a expressão genética.

A experiência na Biodanza demonstrou que certos exercícios e certas situações de grupo activam as emoções cujo efeito de solicitação do sistema nervoso autónomo modifica o estado dos estímulos internos ao organismo e o consumo de energia. Seria possível extrapolar e dizer que certos estímulos proporcionados pela Biodanza têm o caracter de ecofactores positivos, capazes de estimular especificamente determinados neurotransmissores. Se esta hipótese for verdadeira, uma selecção de exercícios e de situações de grupo de Biodanza deverão facilitar a expressão de potencialidades genéticas específicas, as quais são frequentemente reprimidas pelos valores impostos pela cultura."

Do livro "Biodanza" de Rolando Toro