quarta-feira, julho 19, 2006

Fanatismo

Ainda me deliciando e me envolvendo com a doçura e beleza da pulsação, me atrevi hoje a reflectir sobre o fanatismo ideológico e sua conexão com a pulsação da vida.

Reflecti que o fanatismo representa uma forma de entropia ou de entupimento no fluxo contínuo e dinâmico da vida. Significa que parámos nosso batimento cardíaco num só dos lados e ficamos ali tentando convencer todo um organismo que é daquele lado que o coração deve bater.

Mas a vida se faz de pulsação, ela se regenera e revigora por processos de pulsação, de respiração.
Por isso, saber entrar nesse ritmo cósmico de pulsação, é compreender a necessidade de pulsar em vários prismas ou lados da vida, sem ficarmos estanques em um só lado. No fundo, reconhecer que tudo na vida tem um pouco dessa verdade cósmica mas, simultaneamente, não pode abarcar toda a verdade (não é a verdade absoluta). A verdade é infinita e grandiosa demais para poder ser contida num só conceito, numa só imagem... ela abarca múltiplos pontos por onde fluí a vida.

Assim, quando entramos em sintonia com esse ritmo de pulsação cósmica da vida, sabemos beber daqui, beber dali, sentir aqui, sentir acolá, e integrar aquilo que nos nutre e está em empatia conosco.

Beijão Grande :-)