segunda-feira, agosto 27, 2007

Deus Amigo :-)

Houve momentos da minha Vida em que via Deus (Buda, Maomé, Krysna, etc) como algo fora de mim, algo externo em mim, como um personagem que morava algures por ai e a quem eu costumava pedir coisas. Hoje acho que esta separação dos mundos se diluiu mais. As coisas estão mais próximas.

No fundo, Deus anda por ai em vários sítios... nas amoras silvestres... no chão que piso... no beijo carinhoso que dou a alguém... num abraço que dou a um sem-abrigo... num abraço que dou a um multi-milionário... nas massagens... na meditação... nas ondas do mar... Deus anda por ai... também ele "fluindo e crescendo"...

Acho que é tempo de ultrapassar a imaginação idealista da figura de Deus e de querer que ele nos venha salvar (sem responsabilização por nós próprios) ou de querermos ser iguais a esse ideal (imaculados, puros, virtuosos, gloriosos, o que for... auto-exigência que depois rapidamente se transforma em exigência para com os outros... ou seja, desse conflito interno entre realidade e o ideal que se persegue abrem-se também portas para os conflitos externos).

No fundo, é tempo de suavizar e diluir a auto-exigência de querer ser isto, ou aquilo e aqueloutro, e simplesmente saber estar no presente, e deixar fluir e aceitar as coisas. Isso não significa necessariamente uma passividade, pois o fluir e o aceitar pode passar por bastante expressão e acção.

Enfim, Deus está por ai, em meio da vida, como um amigo vivo em tudo o que existe e manifestando sua infinitude com explendor. Um Deus amplo, abrangente, inclusivo, aberto a várias possibilidades, experimentador, dinâmico, em continua expansão e retracção, um Deus em movimento.

Lembro-me agora do TAO (no seu movimento dinâmico e continuo). O Deus amigo, o Deus que flui na vida junto conosco, também ele com suas mágoas e tristezas... também ele querendo experimentar coisas novas... também ele desejoso de crescer e amadurecer... afinal de contas, um companheiro amigo não muito diferente de mim, de ti, de nós...